Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sonic the Hedgehog, O Personagem

Olá supersônicos! Essa é a primeira vez que eu escrevo neste blog. Começarei explicando sobre o protagonista da série, aquele que dá nome a ela, o fantástico, o supersônico, Sonic the Hedgehog!!!

Primeiro Desenho Oficial de Sonic,
quando ele era criança.

Sonic the Hedgehog (em português, Sonic - O Ouriço) é o personagem principal da série de mesmo nome. Ele foi criado pela SEGA para tomar o posto de Alex Kidd e se tornar o mascote da empresa, e entrar na indústria dos games tendo como principal rival um certo personagem encanador...

Sonic é um ouriço azul (mesma cor da SEGA) muito rápido, "super-sônico" - daí o nome 'Sonic', que nada mais é que uma palavra inglesa para sônico -, que tem como objetivo principal salvar os animais de seu planeta das mãos do Dr. Eggman (chamado também de Dr. Robotinik), que aprisiona esses animais dentro de robôs para usá-los como escravos. O gênio que fez o primeiro desenho oficial de Sonic se chama Naoto Ohshima.

-Criação
Em 1990, a SEGA precisava de um jogo que superasse as um milhão de cópias vendidas e que tivesse um personagem bom o suficiente para ser seu novo mascote, substituindo Alex Kidd. A empresa então enviou esta missão para o setor AM-8 (atual Sonic Team). Foi feito um concurso interno que gerou várias boas sugestões, entre elas estavam os ETs funkeiros ToeJam e Earl, famoso jogo do Mega Drive.
O concurso resultou na criação de Sonic, com seu primeiro jogo lançado em 1991, sendo muito bem recebido devido à alta velocidade, às cores, às músicas e aos cenários que foram colocados em um cartucho com impressionantes 512 KB!

-Personagem
Sonic tem 15 anos e tem uma personalidade de aventureiro e corajoso. Encara todos os desafios para ajudar os outros, lutando sempre pela justiça e pelos indefesos. Aparentemente, Sonic não é nenhum pouco modesto para com suas habilidades. Sonic pode se transformar numa criatura muito mais poderosa que ele: o Super Sonic. Nesta forma, Sonic já salvou o mundo diversas vezes. Sonic foi redesenhado junto com os outros personagens, tendo seus espinhos aumentados, suas pupilas transformadas para a cor verde e avivando a cor azul de seu corpo. Originalmente Sonic nasceu em Green Hill, na South Island.



-Poderes
Spin Dash (Colisão Giratória): Sonic se transforma em uma bola de espinhos e se choca contra seus inimigos na velocidade em que quiser.
Strike Dash (Colisão de Ataque): Também pode ser chamado de Super Peel-out. Quando Sonic o realiza, ele movimenta seus pés em super velocidade, sem sair do lugar, para ganhar impulso e sai correndo rapidamente, destruindo quem estiver no caminho enquanto mantém a velocidade.
Light Speed Dash (Colisão na Velocidade da Luz): Sonic carrega o Spin Dash até o seu limite, formando uma aura azul ao redor de seu corpo. Se houver uma trilha de Rings (anéis de poder) no caminho, você pode soltar o botão que carrega o Light Speed Dash para que Sonic vá na velocidade da luz pela trilha de Rings. Muito útil para atravéssar locais inacessíveis.
Light Speed Attack (Ataque na Velocidade da Luz): Poder usado a partir de um Light Speed Dash. Ao carregar o Light Speed Dash até formar a aura azul, você pode soltar o Light Speed Dash em um inimigo ou alvo próximo. Sonic irá atingi-lo várias vezes na velocidade da luz.
Spin Jump (Salto Giratório): Quando Sonic pula, ele se torna uma esfera que devasta tudo acima dele.
Spin Attack (Ataque Giratório): Enquanto o ouriço corre em alta velocidade ele pode se transformar numa bola de espinhos girando e seguindo em frente, atropelando os alvos e barreiras.
Homing Attack (Ataque Teleguiado): Sonic salta em forma de esfera na direção de um inimigo próximo a ele, acertando-o em cheio. Para fazer isto basta pular próximo a um inimigo e pegar impulso.
Spin Hold (Prensa Giratória): Semelhante ao Homming Attack, mas esse é realizado no solo. Sonic se transforma numa espécie de esfera que rola pelo chão, destruindo todos os inimigos.
Bounce (Elasticidade): Sonic fica totalmente parado enquanto corre ou pula e desce em forma de esfera, rolando, até bater no chão. Esta habilidade pode ser usada para quebrar o chão, se possível.
Jump Dash (Salto Destruidor): Pulo giratório bastante rápido. Sonic voa como uma bala, destruindo tudo o que estiver em sua frente. Neste movimento, sonic fica coberto por faíscas, lembrando o escudo de fogo de Sonic 3 and Knuckles.
Upper Spin (Giro Alto): Idêntico ao Jump Dash, porém destrói os alvos acima de Sonic.
Spin Charge (Carga de Rotação): Carrega e aumenta a força e a velocidade do Spin Dash e ataques semelhantes.
Insta-Shield (Insta-Escudo): Enquanto Sonic executa o Spin Jump, ele também pode criar um escudo de força com cor azul envolta de seu ataque, aumentando a área de dano do mesmo e deixando-o temporariamente invencível.
Air Dash (Colisão Aérea): Pode ser usado após o Spin Jump. O ouriço realiza um segundo salto bem maior, tomando impulso na direção desejada.
Somersault (Cambalhota): Sonic rola no chão e aplica uma potente rasteira em alta velocidade no alvo. É uma habilidade extremamente útil para destruir obstáculos, atacar inimigos ou passar por pequenas frestas. Usado na série de jogos de Sonic Adventure.
Fire Somersault (Cambalhota de Fogo): Sonic aplica uma rasteira com bastante força e fica envolvido em chamas, indo mais longe que o Somersault e levantando poeira.
Slide (Deslize): Sonic se encolhe e executa uma série de cambalhotas supersônicas com seu corpo e termina o movimento usando uma rasteira muito semelhante ao Somersault.
Backward Jump (Salto para Trás): Ao tomar impulso para trás enquanto aplica o Slide, Sonic irá rolar para trás e ao mesmo tempo para o alto acertando barreiras ou oponentes.
Blue Tornado (Tornado Azul): Um tornado azul que causa dano nos alvos. Bastante útil para destruir objetos também.
Sonic Boost (Impulso Sônico): Instantaneamente, Sonic atinge super velocidade, além de destruir qualquer oponente ou obstáculo na sua frente por causa de uma barreira azul que fica em sua volta.
Stomp (Pisão): Quando ele está no ar, Sonic pode se impulsionar até o chão com tanta força que destrói qualquer alvo abaixo dele, além de formar uma onda de choque causando dano para quem estiver por perto.
Air Boost (Impulso Aéreo): Sonic executa uma versao melhor do Jump Dash, que alcança maior velocidade utilizando o vento como impulso.
Slow (Lentidão): Faz o tempo correr mais devagar -exceto para ele mesmo. Funciona por quanto tempo Sonic quiser.
Thunder Guard (Proteção Trovão): Cria uma barreira elétrica que bloqueia ataques e atrai anéis que estiverem por perto.
Homing Smash (Destruição Teleguiada): Sonic fica parado no ar quanto tempo quiser e depois executa um Homing Attack ou Jump Dash.
Tornado: Executa movimentos giratórios tão rápidos que formam um tornado causando dano a todos que estiverem por perto.
Mach Speed (Velocidade Mecânica): Atinge alta velocidade no mesmo momento em que executa essa habilidade. Parecido com o Sonic Boost, mas não pode ser usado para atacar.
Gun Drive (Injeção em Execução): Sonic joga uma jóia e depois se teleporta até ela.
Scale (Balança): Sonic encolhe ficando mais rapido e seu Jump Dash pode fazê-lo voar por estar muito leve.
Sonic Boom (Ruído Sônico): Sonic concentra vento e dispara em velocidade sônica causando dano em tudo que estiver em seu caminho. Muito parecido com o Sonic Boost.
Sonic Rocket (Foguete Sônico): Ataque aéreo do Sonic. Ele pula e ataca com um chute poderoso.
Sonic Eagle (Águia Sônica): Ataque de perseguição do Sonic, onde ele lança os oponentes contra o chão usando um chute poderoso em alta velocidade.
Sonic Leap (Salto Sônico): Habilidade Especial do Sonic. Ele executa um salto para frente.
WindMill (Moinho de Vento): Ataque Especial de Sonic. Usado após Sonic Leap. Sonic rodopia sua perna realizando uma espécie de chute giratório, mandando o alvos para longe.
Sonic Flare (Clarão Sônico):Chute estremamente forte que espalha areia e atira os oponentes para o alto e para frente, sendo que após alguém receber este ataque só irá parar de voar quando bater em alguma parede.
Sonic UpDraft (Corrente de Ar Sônica): Sonic manda seus oponentes para o ar com um chute duplo.
Sonic Wave (Onda Sônica): Sonic usa sua velocidade de giro para disparar uma onda de choque azul contra seus oponentes.
Sonic Storm (Tempestade Sônica): Uma versão mais poderosa do Sonic Wave executada apenas no ar.
Sonic Drive (Condução Sônica): Sonic arremessa um Ring (anel de força) para o alto e usa um ataque de rotação, seguindo ele para atingir o oponente, caso este esteja próximo ao anel ou no meio da trajetória do ataque.
Sonic Meteor (Meteóro Sônico): Mais um dos ataques de giro do ouriço, este é um dos mais fortes. Ele concentra toda sua velocidade e força de giro e quica várias vezes contra os alvos para os destruí-los.
Sonic Cracker (Bomba Sônica): O ouriço lança pequenas bombas no chão que, ao serem tocadas, explodem.
Sonic Air Cracker (Bomba Sônica Aérea): Idêntico ao Sonic Cracker, só que Sonic pula para lançar as bombas.
Sonic Whirlwind (Turbilhão Sônico): Usado em Sonic Chronicles. Sonic dá um Spin Dash, mas ao invés de ir para a frente, ele roda em volta de seus inimigos com tanta velocidade e intensidade que cria um tornado e ainda machuca 3x seus inimigos.
Rushing Attack (Ataque Rápido): O ouriço pode usar esta habilidade somente quando está numa Super Forma. Seu corpo é coberto por uma energia que se assemelha a uma chama. Então ele se atira de cabeça contra seu alvo como se fosse uma bala. Golpe usado nos jogos de GBA.
Chaos Control (Controle do Caos): É a principal forma de manipulação de energia chaos, usada para manipular livremente espaço e tempo. Usada por Sonic somente quando este atinge uma Super Forma ou também quando o mesmo possui uma ou mais esmeraldas do caos.
Utilidades: teletransporte, controle de matéria, paralisação ou movimento irregular do tempo. Também para lançar raios de energia chaos das mãos (apenas numa das super formas).
Double Jump (Pulo Duplo): Um pulo executado pelo ouriço enquanto está em uma Super Forma. Destrói todos os oponentes próximos e alcança grandes distâncias.
Blue Bomber (Bombardeiro Azul): Usado em Sonic Chronicles. É usado quando tem-se Tails. Tails voa, pega as mãos de Sonic, gira horizontalmente e atira Sonic dando um Spin Attack.
Atomic Strike (Ataque Atômico): Usado em Sonic Chronicles. É usado em conjunto com Shadow. Os ouriços começam a carregar Spin Dashs, e de acordo com a física, criam energia eletroestática por causa do atrito com o chão. Eles soltam o Spin Dash, rodeando o inimigo e fazendo-o levar um choque.
Fastball (Bola Rápida): De novo em Sonic Chronicles com Sonic e Amy. Sonic faz o Spin Jump, e Amy o rebate 3 vezes no inimigo.
Triple Tornado (Tornado Triplo): Idem, dessa vez com o Team Sonic (Sonic,Tails e Knuckles). Sonic faz o Whirlwind, e Tails e Knuckles se deixam levar por ele. Eles caem,acertando o inimigo.
Axe Kick (Chute): Idem, com Sonic usando o Sonic Wave e chuta o inimigo.

-Transformações
  1. Super Sonic: Esta é a transformação clássica de Sonic. Para fazê-la basta ter as 7 esmeraldas do caos, 50 Rings e apertar o botão que comanda o pulo 2 vezes. Sonic fica dourado, seu cabelo levanta, ganha velocidade supersônica maior que a normal, fica quase indestrutível e pode usar o chaos control perfeitamente, pode voar e lançar rajadas de energia pelas mãos.
  2. Hyper Sonic: É possível transformar-se apenas em Sonic 3 and Knucles. Coletando as Chaos Emeralds, vá a Mushroom Hill e entre no anel dourado e verde. Ao entrar em contato com a Master Emerald, as Chaos Emeralds vão se separar e irão abrir espaço. Elas se transformarão nas novas 7 esmeraldas chamadas de Super Chaos Emeralds. Então colete-as. Ao transformar-se, em vez de uma cor amarelada, Sonic terá uma coloração principalmente prateada mas também aparecem as cores de todas as Super Chaos Emerald. Sonic tem todos os poderes de Super Sonic, só que mais poderosos.
  3. Darkspine Sonic: Aparece no jogo Sonic and The Secret Rings. Sua aparência fica um pouco parecida com o Espio, porque seu pelo fica roxo, sem esquecer de mencionar as listras brancas na cabeça e os punhos e canela de fogo.
  4. Werehog Sonic: Aparece em Sonic Unleashed. Quando Dr. Eggman (mais conhecido como Dr.Robotnik) dispara a energia negativa das Chaos Emeralds em Sonic, ao invés de se tornar Super Sonic, ele se transforma em um tipo de "Lobouriço". Nesta forma, Sonic fica mais lento porém bem mais forte fisicamente podendo ainda esticar seus braços e ficar em modo Unleashed que deixa ele mais forte e com golpes diferentes.
  5. Excalibur-Sonic: Aparece no Sonic and the Black Knight. Sonic, após ganhar a espada Excalibur, ganha uma armadura dourada e sua espada Calibur muda de forma.
  6. Dark Sonic: Só visto em um episódio raríssimo do anime Sonic X. Seu corpo fica igual ao de Super Sonic, mas completamente escuro e sombrio, e fica facíl de confundi-lo com Shadow. Quando Sonic fica desse jeito, destrói tudo, sem piedade, mas no final se acalma rápido.
-Jogos Eletrônicos da Série Principal
  • Sonic the Hedgehog
  • Sonic the Hedgehog 2
  • Sonic CD
  • Sonic the Hedgehog 3
  • Sonic and Knuckles
  • Sonic Adventure
  • Sonic Adventure 2
  • Sonic Heroes
  • Shadow the Hedgehog
  • Sonic the Hedgehog (2006)
  • Sonic Unleashed
  • Sonic 4
  • Sonic Colors
  • Sonic Generations
-Quadrinhos
  • Sonic estreou nos desenhos com um mangá na revista Shogaku Yonensei ("estudante da quarta série"), contando a história de um garoto que se tornava o herói Sonic.
  • A americana Archie Comics publicou a mais conhecida revista de Sonic, que estreou em 1992 e já passa de 200 edições, com direito a diversos especiais e uma "spin-off" estrelada por Knuckles que durou 32 edições. A história era centrada nos Guerreiros da Liberdade (Freedom Fighters), liderados pela Princesa Sally Acorn contra Robotnik, que tomara controle da capital de Mobius, Mobotropolis, e a tornara uma fábrica de robôs, Robotropolis. Sonic e Tails sendo parte do grupo, claro. A editora brasileira Escala publicou 8 edições dessa revista. O motivo da interrupção da publicação brasileira é desconhecido.
  • Sonic the Comic foi uma versão europeia de Sonic, publicada pela inglesa Fleetway. Também publicava histórias de outros jogos da Sega, como Golden Axe, Streets of Rage e Shinobi. Durou 223 edições de 1993 a 2000.
  • Recentemente a Archie passou a publicar quadrinhos inspirados no anime Sonic X. Já durou 40 edições, para depois ser substituída pelas séries Sonic Universe.
-Desenhos Animados
Em 1993, a produtora americana DiC fez uma proposta de um desenho do Sonic para a rede ABC. Gostaram da ideia, mas não da animação limitada, tramas pobres e bordões. Então a DiC resolveu investir em outro. Os dois acabaram sendo produzidos, o primeiro, Adventures of Sonic the Hedgehog (conhecido AoStH) que passava nos dias de semana enquanto Sonic the Hedgehog passava no sábado de manhã (por isso sendo conhecido SatAM, Saturday AM).
AoStH era centrado no humor infantil e durou 66 episódios mais um especial de Natal. Fora exibido no Brasil pela Rede Globo no programa TV Colosso. SatAM já contava com atmosfera mais madura e um enredo mais complexo. O desenho era semelhante à HQ da Archie, com os Freedom Fighters em sua luta contra o tirano Robotnik. Durou dois anos e 26 episódios (a DiC pretendia fazer uma terceira temporada, mas a baixa audiência em comparação à nova atração Power Rangers fez a ABC cancelar). Foi exibido na Rede Globo no ano de 1994 e 1995 e em fitas VHS no Brasil, e anos depois foi redublado e exibido pelo SBT.
Em 1996 foi lançado no Japão um anime de Sonic, no qual Dr Eggman é supostamente expulso de seus domínios por um novo inimigo e pede a ajuda de Sonic, conhecido como Sonic Ova. Em 1999 fora lançado nos EUA como Sonic The Movie. Infelizmente o Brasil nunca chegou a ver este anime.
Em 1999 surgiu outra série, Sonic Underground, criada na Europa e considerada pelos fãs a pior das 3, especialmente por não ter continuidade com as outras mídias. Sonic e seus irmãos Sonia e Manic tentam encontrar sua mãe, Rainha Aleena, antes que ela caia nas garras de Robotnik. No Brasil, a série foi exibida pelo SBT para pegar uma carona na audiência de SatAM.
Em 2003, foi feito o anime Sonic X, que durou 52 episódios mas foi expandido para 78. Esse faz Sonic and Cia entrarem no mundo dos humanos. É exibido no Brasil pela Rede Globo, de segunda a sexta, na TV Globinho. Em Portugal, é transmitido pelo canal Sic, dentro do programa Sic Kids.

Nenhum comentário: