Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sonic the Hedgehog, O Jogo

Menu Principal do Jogo
Sonic the Hedgehog é o nome do primeiro jogo eletrônico da série de mesmo nome. Tal jogo leva o nome de seu personagem principal, Sonic the Hedgehog. Foi lançado em 23 de junho de 1991 pela SEGA e fez com que o Mega-Drive (plataforma em que o jogo foi lançado inicialmente) liderasse o mercado americano de jogos eletrônicos (na América do Norte, o console é conhecido como Genesis).

Um cientista louco chamado Dr. Robotinik (Eggman) quer dominar o mundo. Ele acredita que possa fazer isso roubando as Esmeraldas do Caos (Chaos Emeralds), e para isso construiu uma base em South Island (ilha onde Sonic mora) e aprisionou todos os animais da ilha em robôs escravos. Sonic, por ser muito ágil, conseguiu escapar de Robotinik (Eggman), e agora quer acabar com os planos do malvado, e salvar os animais da ilha. Dr. Eggman também quer acabar com Sonic - não só porque Sonic se revoltou contra ele mas também porque Sonic é o único que pode pegar as Esmeraldas do Caos, entrando em uma zona criada por sua velocidade supersônica.

O jogo é típico de plataforma. Cada fase tem três atos (Acts), sendo que ao final do terceiro Sonic batalha contra o Dr. Robotinik. Cada fase deve ser terminada em dez minutos. Se não for encerrada nesse tempo, a punição é a perda de uma vida (Life).
Não há maneira de salvar o jogo e ele também não possui senhas (passwords) - exceto com artimanhas. O jogador tem de jogar direto e recomeçar o jogo se os Continues acabarem.
O jogo é repleto de terrenos inclinados que parecem uma Montanha Russa. Devido ao fato de Sonic ser um Ouriço, ele pode destruir seus inimigos encolhendo-se no formato de uma bola e "atropelando-os". Para que Sonic suba ladeiras ou dê giros de 360º (Loops) ele precisa pegar embalo correndo em sua velocidade máxima. Dentro da água, Sonic tem dificuldade de pular e pouco tempo de vida.
  • Itens
    • Ao longo das fases existem vários anéis (Rings) que Sonic pode pegar. Se Sonic tiver ao menos um deles ele não morre ao ser atingido, apenas perdendo todos os seus anéis (Rings). 100 anéis (Rings) dão uma vida (Life) e, se Sonic tiver 50 anéis ao fim de um ato (Act), ele pode tentar recuperar uma Esmeralda do Caos (Chaos Emerald) na fase especial.
    • Existem também monitores espalhados pelas fases. Os que mostram um anel (Ring) dão 10 anéis; os que mostram um sapato aceleram o jogo; os que mostram o Sonic dão uma vida; os que mostram uma névoa azul dão um escudo; e os que mostram estrelinhas dão invencibilidade temporária.
    • Existem postes que servem de "Checkpoint", que é o lugar do recomeço para Sonic se ele morrer.

  • Fases
    • Green Hill Zone (Zona da Colina Verde): Esta fase tem o desenho de uma cadeia de colinas gramadas com lagos e pontes, além do tradicional chão "xadrez".
    • Marble Zone (Zona do Mármore)
    • Spring Yard Zone (Zona do Pátio-Mola)
    • Labyrinth Zone (Zona do Labirinto)
    • Star Light Zone (Zona da Luz Estelar)
    • Scrap Brain Zone (Zona do Cérebro de Sucata)
    • Final Zone (Zona Final)
    • Special Stages (Fases Especiais)

-Gráficos
Os gráficos desse jogo eram muito avançados para sua época. Quase todos os itens eram animados. O jogo utilizava todas as cores disponíveis no Mega-Drive (Genesis).

-Versões
Existem algumas diferenças entre as versões americana e japonesa do jogo (Rev 01). A versão japonesa foi lançada posteriormente, e possui algumas correções e alguns extras. Chama-se a americana de Rev 00 e a Japonesa de Rev 01. Aqui vão as diferenças: foi consertado o bug das demonstrações do jogo no qual se você segurasse o botão "C", o Sonic não pulava; ordem das fases na tela de seleção de fases foi corrigida; nuvens da Tela de título movem-se mais rapidamente; nuvens da Green Hill Zone movem-se da esquerda pra direita; nuvens da Marble Zone movem-se em planos diferentes;  pedras que caem do teto na Marble Zone ficam subindo e descendo vagarosamente sobre a lava; nuvens da Spring Yard Zone movem-se em planos diferentes; água da Labyrinth Zone possui dois novos efeitos: o background fica distorcendo, dando um ar mais realista, e várias pequenas distorções no cenário vão passando aos poucos; há um anel extra na parte alta da Labyrinth Zone act 1; nuvens da Scrap Brain Zone movem-se em planos diferentes. (Por Skar)

Além das versões diferentes no próprio Mega-Drive (Genesis) existem compilações e conversões para outros consoles. As principais são:
  1. Sonic 1, para Master System e Game Gear
  2. Sonic the Hedgehog Genesis, para Game Boy Advanced
  3. Sonic the Hedgehog, para celulares, para Sega Saturn, para Dreamcast entre outros.

-Imagens
  • Itens

Super Rings (Super Anéis): Um dos monitores. Este, ao ser quebrado, dá 10 Rings (Anéis) à Sonic.
Invencibilidade Temporária: Outro monitor. Este, ao ser quebrado, dá invencibilidade temporária à Sonic, que morre apenas esmagado, caindo em abismos ou afogado.
Life-Up (Vida Extra): Outro monitor. Ao ser quebrado dá uma vida à Sonic.
Shield (Escudo): Outro monitor. Protege Sonic. Ao ser atingido, se Sonic estiver com este escudo, apenas o perderá.
Power Sneakers (Tênis do Poder): Monitor que, ao ser quebrado, dá à Sonic super-velocidade temporária.

Nenhum comentário: